quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Porque não falar de ACNE???


Olá meninas, tudo bem??? 
Bem, é comum eu vir aqui falar sobre sapatos, mas hoje resolvi falar de um tema que me acompanha a alguns meses e do qual eu tenho me inteirado bastante: Acne!
Como algumas de vocês podem perceber, eu tenho acne, como a maior parte das pessoas do mundo. Mas esse problema (que é uma doença, mas que prefiro chamar de problema kkk) se apresenta de diferentes formas, indo da forma mais simples até um grau muito severo. Acne envolve tanto comedões (cravos) brancos e pretos, como as chamadas espinhas (que são as inflamações desses cravos).
O meu tipo de acne é a de grau III, ou seja, eu tenho cravos brancos fechados e pretos, que quando inflamam se transformam em nódulos císticos. Esse tipo de acne é considerado severo e não se resolve apenas com tratamentos como Acnase ou qualquer coisa do tipo. Os nódulos císticos demoram a aparecer, mas quando aparecem se tornam enormes e tem que ser extraídos (o que doe muito, confesso kkkk).
Bem, depois de ir a diversos dermatologistas e sempre receber como tratamento essas pomadas que de nada adiantam, encontrei uma dermatologista muito fofa, linda e competente que foi capaz de desvendar alguns mistérios do meu tipo de acne e me pegou como objeto de estudo, como ela mesma diz kkkkk. Por indicação da doutora Luzia das Graças, a mais ou menos 6 meses eu faço tratamento com Isotretinoína
Hã????
Isso mesmo gente, isotretinoína é uma substância derivada da vitamina A e que suprime e diminui as glândulas produtoras de sebo. De acordo com a marca, pode ser conhecida como Roacutan, Isotrat, Acnova, além do genérico.
Porém, o tratamento não é nada fácil, a duração depende da resposta de cada pessoa e antes de tudo é necessário procurar um médico. Primeiramente, porque trás várias consequências ruins; segundo, o medicamento só pode ser comprado com receita médica especial; e terceiro, não é um tratamento muito barato (e aqui em Cuiabá, infelizmente, não temos muitas opções para comparar preços, pois só achamos o produto nas farmácias UNIMED).
Sobre o meu tratamento: eu uso isotretinoína da marca Isotrat, sendo 1 comprimido de 20mg 3 vezes por semana (o que é chamado de dose reduzida). A ideia da dose reduzida é diminuir os efeitos colaterais, o que com o tempo não faz muita diferença kkkkkk. 
Junto com o tratamento, você passa a utilizar outros produtos para ajudar a diminuir os efeitos coleterais... Eu trouxe aqui os produtos que eu uso:
1°: esse é o medicamento – Isotrat
O comprimido não é grande, é gelatinoso e eu não tive problemas em acostumar com ele. Em média pago 80 reais na caixa com 30 cápsulas. No meu tratamento uma caixa dura 2 meses e 1 semana.

2°: Episol sec – bloqueador solar: como a pele fica muito sensível durante o tratamento, não se deve sair no sol sem protetor solar, torna-se muito perigoso. Só pra constar, a pele fica tão sensível que descama, sendo recomendável até evitar depilação com cera quente, limpeza de pele e extração de cravos com a unha, pois os poros podem sangrar – já aconteceu comigo ;). Custa entre 50 a 60 reais.

3°: Soronal – como eu disse, tudo resseca, então, torna-se comum o nariz sangrar. Para evitar isso, eu uso esse fluidificante. A dermatologista indicou o uso de fluidificante apenas com cloreto de sódio, o que eu ainda não acatei, mas fica a dica kkkk.

4° Zanphy – protetor labial: gente, os lábios são os primeiros a ressecar... e ressecam a ponto de sangrar mesmooooooo... então, protetor labial deve ser comprado logo de primeira.


5°: Omcilon-A orabase: como os lábios ressecam muito, os cantinhos da boca costumam rachar, o que também dói muito kkkkkk. Para isso, eu uso essa pomada que é muito eficiente pra tratar cortes labiais de qualquer natureza.

6° Sabonete Liquido Protex: A acne inflamatória se dá pela proliferação de bactérias nos cravos juntamente com o óleo da pele, então, para diminuir a quantidade de bactérias no rosto eu uso o sabonete Protex. Além disso, quando o sebo das glândulas sebáceas saem, causam mal cheiro no rosto... Por isso, é bom lavar o rosto várias vezes ao dia.

Bem, é isso gente... Quanta coisa eu escrevi kkkkk!
Mas vão mais algumas dicas:
- Não tome o medicamento sem procurar o médico, porque você tem que fazer alguns exames, inclusive o de gravidez, pois o remédio pode causar defeitos no feto.
- Nos primeiros meses do tratamento, a acne aumenta e muitooooooooo, mas seja forte lá pelo quarto mês a tendência é começar a melhorar!
- Evite fazer esse tratamento se o seu tipo de acne pode ser resolvido com produtos mais simples, pois os efeitos colaterais não são legais. =D
- O efeito da isotretinoína torna-se menor quando a pessoa possui síndrome de ovários policísticos, mas pode ser tomado de maneira conjunta com anticoncepcionais.
- evite extrair as espinhas e cravos depois de iniciar o tratamento, pois a pele pode sangrar e os machucados se tornam maiores.
- modifique sua alimentação, diminuindo os doces e gorduras, e comendo alimentos ricos em vitamina A e E.
- evite maquiagem... procure usar apenas quando necessário.






Como eu faço tratamento já algum tempo, o tema acne se tornou meio que objeto de estudo, então, tenho bastante informação sobre, pois acabo discutindo muito com minha dermatologista. Caso alguém tenha mais alguma dúvida e que eu possa ajudar, é só falar... Só quem sofre com acne sabe como isso é terrível kkkk
Espero que tenham gostado!

(Paula Alves)



11 comentários:

  1. ola eu estou na minha segunda caixa, tomo acnova 10mg 1 comprimido por dia, nossa estou com mais espinhas que antes, mas acho que é assim msm, vc esta gostando do resultado?? eu não vejo a hora de acabar esse tratamento, rss, meu olho esta sofrendo tanto, kkk muito seco e a boca então, ta fogo, mas se o resultado for bom vale a pena, bjss!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kelly, os quatro primeiros meses são terríveis, parece que tudo que tinha pra sair de espinha sai de uma vez só.... mas é assim mesmo,já já começa a melhorar! Eu estou gostando sim... é claro que os resultados são vagarosos, mas é possível vc acompanhar a mudança a cada dia! Uma dica: não interrompa o tratamento, pois depois se vc quiser fazer de novo, vai ter que começar do zero... seja persistente aí que logo vai melhorar! os efeitos colaterais são esses mesmo... use bastante manteiga de cacau ou baton e veja com sua dermatologista um colírio para os olhos!
      Boa sorte ;D

      Excluir
  2. Pedro Henrique:

    Queria saber se o isotrat tem o mesmo efeito do original,ou mesmo do generico(valeant),estava tomando da valeant mas quando fui comprar para o segundo mes so tinha o isotrat,vc sabe me dizer se os efeitos sao os mesmos,se fez efeito em voce? tou um pouco preocupado se vai continuar o efeito do que eu estava tomando ou nao,ou seja vale a pena tomar o isotrat?,afinal é o mesmo preço do generico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Pedro, nunca tomei o genérico... desde oo inicio do tratamento eu tomei o Isotrat e o efeito foi muito bom... Minha dermatologista disse que tanto o Isotrat ou roacutan o efeito seria o mesmo, pois se trata apenas de nome comercial, mas é a mesma coisa... agora ela me pediu para não tomr o genérico, então, realmente não sei... mas o isotrat pra mim funcionou muito bem!

      Excluir
    2. PEDRO HENRIQUE:

      Valeu pela resposta,estou terminando o segundo mes,o primeiro tomei o generico,o segundo estou tomando isotrat e os efeitos realmente estao sendo os mesmos...acho q é so questao de fabricante mesmo..

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. ola paula tudo bem...
    olha estou bem no comeco mesmo do meu tratamento,hoje tomei o 8 comprimido de ISOTRAT...e tenho uma duvida...depois de completo o tratamento as espinhas desaparecem mesmo...de vez...nunca mais...tomara que sim pois e terrivel como vc disse...parabens pelo blog
    Alisson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alisson, desculpa a demora!
      Bem, na verdade não, infelizmente ;)
      Depois do tratamento elas podem sim desaparecer de vez, mas isso depende de pessoa pra pessoa... em alguns casos elas retornam depois de algum tempo sem a isotretinoina. Porém, elas retornam em menor quantidade! Normalmente, recomenda-se retomar o tratamento... com o tempo elas vão desaparecendo! Tudo vai depender muito da sua idade e das condições da sua pele... Querendo ou não, as terriveis espinhas só desaparecem com maior eficácia após os 25 anos maios ou menos (segundo minha dermatologista)...
      Espero que seu tratamento esteja dando certo!
      Paz e bem...
      Paula Alves

      Excluir
  5. Olá Paula, gostei do post. Encontrei ele porque estava procurando referencias da Dra. Luzia das Graças. Irei me consultar com ela.
    Gostaria de saber como foi seu tratamento. Já encerrou? Você ficou com alguma mancha, ou então os 'furinhos' na pele?
    Eu não sei o grau da minha acne. Mas já percebo algumas marcas. Uma vez iniciei o tratamento, mas como no inicio é sempre difícil, e eu não me esforcei e acabei interrompendo. :/

    Bom, é isso. Obrigada.
    Se puder me responder pelo email, eu agradeço: jessicanakatani@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá estou no meu primeiro mês tomando Acnova , meus lábios de um dia para o outro ressecaram muito mesmo , o nariz nem se fala , esses efeitos colaterais melhoram com o tempo ?

    ResponderExcluir
  7. Olá, Paula. Estou tomando o Isotrat há um mês e já percebi que ele é difícil de ser encontrado. Inclusive, agora estou precisando urgentemente - pois meus comprimidos acabaram e só tenho pra tomar hoje - saber em que farmácia vc achava ele. Se não der de me responder hoje, ainda vou precisar da sua resposta pra eu saber onde poderei procurar e não ficar nessa preocupação de não achar, que eu to agora. Se puder me responder, agradeço! Beijos, Clara :]

    ResponderExcluir